O Diamante na coroa da Universidade

13 de Maio de 2019
Bruno Luis de Carvalho da Costa

A Universidade de Sheffield desenvolveu-se a partir de três instituições locais sendo a mais antiga fundada em 1828 e em 1905 foi oficialmente inaugurada pelo rei Eduardo VII e pela rainha Alexandra.

No século XXI, a Universidade implantou uma ambiciosa estratégia de crescimento com construção de vários prédios, com destaque para O Diamante (The Diamond). Trata-se do maior investimento da Universidade, (£81 milhões), inaugurado em 2015, com instalações de ensino de engenharia especializadas, área de informática com 1.000 computadores, salas de conferências, salas de seminários, espaços de aprendizagem em aberto, biblioteca, serviços de TI, instalações digitais e de impressão, estandes de edição de mídia, estúdio de gravação e espaço para estudo informal, incluindo um café, funcionando 24 horas por dia.

O Diamante tem uma fachada em forma de diamante de alumínio, com chapas de aço galvanizado e vidro. Foi projetado como um edifício “inteligente” que permite o controle detalhado do gerenciamento de energia, e inclui um átrio central naturalmente ventilado e a coleta de águas pluviais.

Compartilhe

Métopa Arquitetura e Planejamento

Rua Conde de Bonfim, 211 - sala 813
Tijuca - Rio de Janeiro/RJ - Brasil
Tel.: +55 (21) 2254-4842
2019 ® Todos os direitos reservados