FAUP: assimetria organizada por Siza Vieira

9 de Fevereiro de 2017
Bruno Luis de Carvalho da Costa

A Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto – FAUP, Portugal foi projetada pelo arquiteto português ganhador do prêmio Pritzker de arquitetura, Álvaro Siza Vieira, e construída entre 1986 e 1995.

Dentre os destaques da obra salientam-se as aberturas retilíneas e assimétricas, o desenho das lajes ora horizontais ora inclinados, beiras ou reentrâncias; e os volumes, cheios ou vazios, retangulares ou cilíndricos, demonstrando a capacidade de produzir um conjunto arquitetônico organizado e uniforme a partir de elementos aparentemente disformes e não coerentes.

Projetada para quinhentos alunos, é composta por dois conjuntos de edifícios: a ala norte, de configuração linear, comporta auditório, espaço de exposição, oficinas de departamentos e biblioteca, protegendo o pátio da autopista. A ala sul é formada por quatro pavilhões independentes de salas de aula e de professores, com alturas e formas variadas. Esses blocos se caracterizam por serem mais permeáveis (em relação a via secundária) e delimitarem, juntamente com a ala norte, um pátio semiaberto elevado, de configuração triangular que converge para a entrada principal, a oeste.

Compartilhe

Métopa Arquitetura e Planejamento

Rua Conde de Bonfim, 211 - sala 813
Tijuca - Rio de Janeiro/RJ - Brasil
Tel.: +55 (21) 2254-4842
2019 ® Todos os direitos reservados