Serviços
Serviços
Arquitetura
Residencial Multifamiliar
O “apartamento ideal” deve ser amplo, claro, bem ventilado e com perfeita integração dos espaços social, íntimo e de serviço. O projeto de uma edificação residencial multifamiliar deve englobar os “apartamentos ideais”, o melhor aproveitamento do lote, o conforto do usuário e as premissas da legislação vigente para a região, de forma a atender, principalmente, as expectativas do cliente.
Industrial
O projeto de uma indústria, de um complexo industrial ou de uma unidade de armazenagem deve primordialmente ser funcional. Nossa equipe multidisciplinar, com expertise no processo de produção, colabora no desenvolvimento da arquitetura de modo que os espaços físicos projetados possam, principalmente, aumentar a capacidade industrial e a eficiência do sistema como um todo, além de proporcionar um ambiente com alta qualidade interna e prazeroso para trabalhar.
Corporativo / Institucional
Os projetos para os espaços empresariais e corporativos devem priorizar o conforto, a qualidade do ar, a eficiência energética e a racionalização de custos. Desenvolvemos sempre que possível, soluções modulares que permitem adaptabilidade às mutações futuras, principalmente em projetos de sedes administrativas, escritórios, centros culturais, escolas, universidades, bibliotecas e edifícios de administração pública.
Comercial
Os espaços projetados devem ser confortáveis, atrativos, funcionais e devem refletir a confiabilidade da Marca. Atuamos no desenvolvimento de empreendimentos comerciais (como lojas, galerias, shopping centers e edificações de escritórios), sempre visando a máxima rentabilidade e visibilidade do negócio.
Hospitalar
Os projetos para espaços de saúde visam, em primeira instância, garantir a qualidade do ar e a não existência de conflitos de fluxo. A criação de espaços “humanizados”, versáteis (para garantir mudanças rápidas), e com materiais adequados estão entre as principais prioridades.
Retrofit
A remodelação, readequação e modernização de edificações torna-se cada vez mais necessária atualmente, principalmente nas grandes cidades, onde áreas livres para construções estão cada vez mais escassas. As soluções adotadas devem valorizar o patrimônio edificado, incorporar tecnologias ambientalmente corretas e uma maior eficiência energética.
Patrimônio Histórico
A intervenção no Patrimônio Tombado ou Preservado, com o desenvolvimento de mapa de danos e recuperação da imagem original agrega valor à edificação e qualifica os espaços urbanos do entorno. O patrimônio histórico é importante para a cidade na medida que mantém viva a memória do passado e a sua preservação, na maioria das cidades, é retribuída com isenção de impostos.
Instalações Prediais
As Instalações Prediais (elétrica, telefonia, esgotamento sanitário, hidráulica, gás e segurança contra incêndio e pânico) quando desenvolvidas juntamente com a equipe responsável pelo projeto de arquitetura englobam uma concepção integrada minimizando a interferência e modificação no projeto original de arquitetura e reduzindo custos.
Urbanismo
Transporte
Visando garantir a mobilidade sustentável nas cidades assim como a qualidade, agilidade e segurança dos serviços prestados pelos sistemas de transporte, atua na elaboração de Relatório de Impacto Viário (solicitado pela Cet-Rio, no RJ) e projetos relacionados à Engenharia de Tráfego, Planejamento de Transportes, Transporte Público e Infraestrutura.
Planejamento Urbano
O desenvolvimento de projetos urbanos visa a melhoria da circulação de pedestres e de veículos, o incremento da sensação de segurança e da visibilidade da cidade, a reorganização e implementação de mobiliário urbano e a distribuição equitativa de áreas verdes e de lazer. Essas ações objetivam valorizar a vida urbana, promover a conservação dos bens públicos e irradiar melhorias para as áreas adjacentes.
Loteamento
O projeto de loteamento/remembramento/desmembramento deve primar pelo melhor aproveitamento na implantação das áreas de circulação de autos, de pedestres e na implantação das áreas de lazer, além de buscar preservar as características do imóvel e se conformar à topografia natural.
Meio Ambiente
Construção Sustentável
Os projetos arquitetônicos e urbanísticos promovem a preservação e a consciência ambiental, reduzem gastos energéticos e a dependência em relação a fontes não renováveis.
Rótulos Ambientais de Edificações
Os projetos Arquitetônicos e Urbanísticos devem, sempre que possível, atender os pré-requisitos e especificações de rótulos ambientais de classificação de edifícios quanto a sustentabilidade, nomeadamente LEED, AQUA, BREEAM e Procel Edifica.
Licenciamento Ambiental
Em seus projetos, desde a escolha do partido a ser adotado até o projeto definitivo, a Métopa tem como um de seus principais objetivos atender a Legislação Ambiental. A Licença Prévia, Licença de Instalação, Licença de Operação ou Certidão de Isenção de Licenciamento Ambiental de atividades industriais, comerciais e de empreendimentos imobiliários, são atualmente licenças necessárias para a execução de uma obra ou atividade garantindo assim a qualidade ambiental,o desenvolvimento econômico e a preservação da biodiversidade.
Emissões de CO2
O desenvolvimento de Inventários de Emissões de CO2 de corporações, de processos produtivos e da construção de edificações torna-se cada vez mais necessário para as empresas que visam promover seus produtos como sendo sustentáveis. A Métopa desenvolveu um sistema que calcula a quantidade de CO2 emitido por materiais utilizados na construção civil.
Consultoria
Aprovação e Legalização
Ao aprovar seus próprios projetos, a Métopa acelera a obtenção das Licenças necessárias para o início da obra. As exigências de projeto são prontamente cumpridas por seus arquitetos, sem necessidade de intermediários. Dessa forma, mais uma vez é o cliente que ganha, pois pode iniciar a obra com o menor prazo possível.
Estudo de Viabilidade Legal
O REU (Relatório de Exigências Edilícias e Urbanísticas) auxilia o cliente no processo de compra do imóvel. Apresenta dados como taxa de ocupação, gabarito, necessidade de abertura de vias internas, etc., além de possíveis impedimentos da legislação vigente para implantação da atividade pretendida.
SIGEPE
O Sistema de Gestão e Documentação Patrimonial de Edificações (SIGEPE) é um sistema desenvolvido pela Métopa com o objetivo verificar a situação edilícia atual, regularizar e valorizar o Patrimônio Edificado de empresas. Consiste no levantamento da situação legal da edificação junto aos órgãos competentes, nas mais diversas áreas, e na elaboração de relatório apontando as divergências encontradas e as adaptações que deverão ser executadas nas edificações e/ou nos projetos visando a sua regularização perante os órgãos públicos.