Quem Somos
Quem Somos
Nossa História
Justino Freitas e Fátima Costa se juntaram em 1980 para fundar o que seria a base da Métopa Arquitetura e Planejamento. Em 2003, Bruno Costa (FAU-UFRJ) se uniu a equipe e em 2010, juntamente com Fabiene Cristina (EE-UFRJ), passaram a compor a sociedade.

A Métopa é um escritório de projeto de arquitetura pautado pela ética profissional e arquitetura de qualidade. Visa a busca permanente por uma arquitetura voltada para as reais necessidades do cliente, avaliando sempre o espaço a ser ocupado quanto aos aspectos técnicos, legais e quanto à relação custo/ ocupação.

Desde o início de sua atuação, atua principalmente em projetos residenciais multifamiliares, unifamiliares, comerciais e industriais, com desenvolvimento do projeto de execução, projeto para aprovação junto as Prefeituras (Projeto Legal) e projetos complementares de instalações prediais.
Em 2003 desenvolveu um sistema próprio, o Sistema de Gestão e Documentação Patrimonial de Edificações (SIGEPE), que fornece às empresas a real situação legal do imóvel, permitindo a regularização e valorização do patrimônio edificado. Passou a fornecer, no seu leque de serviços, a consultoria a indústrias, sendo responsável pelo projeto, adequação e legalização de empresas nacionais e multinacionais.

O ingresso, em seu quadro de arquitetos, de profissionais com especialidade em Meio Ambiente pela COPPE / UFRJ, permitiu a elaboração de um método próprio que auxilia na projeto de edificações ecologicamente corretas (sustentáveis) e na consultoria, na legalização e no licenciamento ambiental. Hoje a Métopa é uma empresa de médio porte, reconhecida pelos padrões de qualidade em seus projetos e principalmente pela excelência no atendimento ao cliente. Com uma experiência acumulada de mais de 900 serviços realizados, é capaz de desenvolver projetos em todo o Brasil, através da associação que possui com colaboradores regulares em todas as áreas de sua atuação.
Fátima Cristina C. Costa
Fundadora e sócia da Métopa, é Arquiteta e Urbanista graduada na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, (FAU-UFRJ) e diplomada pela Universidade Técnica de Lisboa (UTL), Portugal.

Com grande experiência na elaboração e execução de projetos, tem como filosofia de trabalho a busca permanente por uma arquitetura voltada para as reais necessidades do cliente, avaliando sempre o espaço a ser ocupado quanto aos aspectos técnicos, legais e quanto à relação custo/ ocupação.
Justino Freitas
Fundador e sócio da Métopa, é profissional dos mais experientes na área de projetos de interiores e execução de instalações comerciais. Atuou junto a clientes como o Banco de Londres, Banco Bozano Simonsen, Banco de Boston e Petróleos Ipiranga.

Tem como filosofia a busca permanente de novas oportunidades de negócios que contribuam para o crescimento consciente da Métopa, orientado pelos princípios de: qualidade total, prazos e honorários competitivos.
Bruno Luis Costa
Sócio da Métopa, é Arquiteto e Urbanista graduado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ (FAU-UFRJ) e na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), Portugal, Mestre em Engenharia Civil / Meio Ambiente, na COPPE-UFRJ e ex-professor da FAU-UFRJ.

Sob sua responsabilidade direta, hoje, está todo o Departamento de Engenharia Ambiental da empresa. Com grande experiência na elaboração e execução de projetos, tem como filosofia de trabalho a busca permanente pelo equilíbrio entre a intervenção urbana / humana, qualidade de vida e impacto ambiental.
Fabiene Cristina Costa
Sócia da Métopa, é Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é Mestre e Doutoranda em Engenharia de Transportes pela UFRJ/ COPPE /PET.

Tem experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Operação de Sistemas de Transporte, Engenharia de Tráfego, Planejamento do Transporte Público, sendo responsável principalmente no desenvolvimento dos projetos de engenharia ligados a transportes. Atua em diversos projetos nacionais e internacionais.
Comprometimento e dedicação à pesquisa visando obter
a excelência no desenvolvimento do projeto.
Filosofia e Qualidade
A filosofia de trabalho do escritório Métopa está pautada:
. No comprometimento e dedicação à pesquisa visando obter a excelência no desenvolvimento do projeto;
. Em projetar sempre de acordo com o desejo do cliente e em consonância com a legislação vigente;
. No trabalho em equipe com o cliente e com a construtora objetivando desenvolver o melhor projeto ao melhor preço e com maior valor agregado à construção;
. Em aplicar, em todos os projetos, a mesma paixão e criatividade, combinadas com rigoroso padrão de qualidade, prazos e honorários competitivos;
. Na busca de uma arquitetura que reflita o passado, não esquecendo o futuro.

A Métopa visa sempre a pronta resposta ao cliente, a rápida obtenção de soluções e a eficiente organização de projetos e processos. Para garantir esse sistema de qualidade, a Métopa segue os princípios da norma ABNT NBR ISO 9001, com destaque para:
. foco no cliente;
. envolvimento com os colaboradores;
. liderança;
. melhoria contínua;
. abordagem por processos;
. abordagem à gestão através de sistemas;
. abordagem à tomada de decisões baseada em fatos.

Dessa forma, ganha o cliente, por obter um serviço de qualidade, rápido e que atenda suas expectativas, sem surpresas ao longo do caminho; e ganha a Métopa, por cada vez mais se estabelecer como um escritório ético, capacitado e que proporciona a satisfação integral de seus clientes.