Blog
Blog
08
dez
Ponte do Brooklyn: peso e leveza

Por ela já passaram 21 elefantes para provar sua resistência. Seis vezes mais forte aerodinamicamente do que precisaria ser, a Brooklyn Bridge não é só um dos ícones arquitetônicos mais conhecidos de Nova York mas também um feito de engenharia e obra de arte. Sua estrutura mista, estaiada e pênsil, com mais de 22.000km de arame, foi até 1903 cinquenta por cento maior do que qualquer outra no mundo. Um misto de força e graça, peso e leveza.

03
fev
FAUP: assimetria organizada por Siza Vieira

A Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto – FAUP, Portugal foi projetada pelo arquiteto português ganhador do prêmio Pritzker de arquitetura, Álvaro Siza Vieira, e construída entre 1986 e 1995. Dentre os destaques da obra salientam-se as aberturas retilíneas e assimétricas, o desenho das lajes ora horizontais ora inclinados, beiras ou reentrâncias…

11
nov
O Teatro-Museu do surrealista Salvador Dali

O Teatro Museu Dali em Figueres, próximo de Barcelona, na Espanha, é resultante da transformação das antigas ruínas do Teatro Municipal, deixadas pelos bombeamentos da guerra civil espanhola. Refletindo não só as obras de arte mas também o próprio comportamento surrealista de Dalí (“Sou o próprio Surrealismo”), foi concebido inteiramente pelo próprio artista.

29
set
O Templo da Sagrada Família - Barcelona

110 metros de comprimento por 45 metros de altura (15 pavimentos), três fachadas, com quatro altas torres, cada uma (12 no total), quatro campanários monumentais e dois zimbórios colossais dedicados a Virgem e a Cristo, este com 170 metros de altura (57 pavimentos): esses são os dados grandiosos do Templo da Sagrada Família.

23
jul
A maior cúpula – até os dias de hoje

Construído durante o reinado de Adriano, em Roma, a cúpula do Panteão de Roma permaneceu como sendo a de maior diâmetro do mundo até a inauguração do Salão do Centenário em Bratislava, na Polônia em 1913. Com 43,30 metros de diâmetro (São Pedro, em Roma: 42,52metros; São Paulo, em Londres: 31metros) é até hoje a maior cúpula em diâmetro que utiliza concreto não reforçado. O grande senso de harmonia transmitida pelas suas proporções se deve ao fato de o diâmetro da cúpula ser igual à altura do edifício.

02
jul
Casa Schroder: um manifesto do movimento DeStijl

A casa Rietveld Schroderhuis, em Utrecht, nos Países Baixos, foi encomendada pelo Sr. Truus Schröder-Schrader ao arquiteto Gerrit Thomas Rietveld, e construída em 1924. Esta pequena residência unifamiliar, com o seu interior espacialmente flexível, e suas qualidades visuais e formais, foi um manifesto dos ideais do grupo DeStijl de artistas e arquitetos nos Países Baixos, na década de 1920 , e desde então tem sido considerado um dos ícones do Movimento Moderno na arquitetura.

17
jun
Tempietto de Bramante e crucificação de São Pedro

O claustro ao lado da Igreja de São Pedro, em Montorio, contem uma das mais belas criações arquitetônicas no mundo, o Tempietto de Bramante, provavelmente construído entre 1502 e 1507, com modificações posteriores como o acesso a cripta através de escada dupla, projetada por Bernini. O Tempietto assinala o local onde se acreditava ser o mais sagrado de Roma: o local da crucificação de São Pedro. Diz-se que essa idéia tem origem numa curiosa interpretação da tradição de que são Pedro foi crucificado inter duas metas; essas eram altos marcos que marcavam cada extremidade de um circo clássico (nesse caso, o circo do Vaticano).

03
jun
Central Park: uma paisagem natural-construída

Central Park, o primeiro grande espaço público ajardinado nos Estados Unidos da América, foi criado na década de 1850 como um antídoto para a inquietude social, em grande parte como resultado da primeira onda de imigração do país, e uma grave crise de saúde pública, causada por condições ambientais prejudiciais. Os defensores da criação do parque – principalmente os comerciantes ricos e latifundiários – argumentavam que o parque iria oferecer para suas próprias famílias um ambiente atraente para passeios de carruagem e, para a classe operária nova-iorquina, uma alternativa saudável para o bar.

03
jun
A Métopa na Arquitetura Clássica

A escolha do nome Métopa para a empresa decorre do fato de este elemento, por menor que seja, ter um papel importante no todo da arquitetura Clássica Grega. Narra uma história. Transmite informação. Tem uma função. Como nosso escritório, que está sempre atento aos detalhes que fazem toda a diferença.